Unificação das Alíquotas Interestaduais do ICMS

OBSERVATÓRIO: O ICMS é a principal fonte de receita dos Estados. Para Mato Grosso do Sul representa mais de 50% das receitas totais. Assim, a atual discussão da reforma do ICMS trouxe preocupação ao governo, pelas propostas apresentadas que visam reduzir as alíquotas interestaduais hoje praticadas.
As alíquotas vigentes (7% - Estados desenvolvidos e 12% - Estados em desenvolvimento) cumpriram até aqui seu papel promotor de distribuição do desenvolvimento regional. Por outro lado fomentaram a chamada "Guerra Fiscal", sendo observada queda da arrecadação potencial do imposto, e na esfera judicial culminando em ações de inconstitucionalidade ajuizadas no STF pelos estados “ditos” prejudicados.
A proposta do Governo Federal para reforma do ICMS prevê uma uniformização e redução gradativa das alíquotas ao patamar de 4% até 2025, pela proposta original.
As discussões no Senado Federal encontram-se em fase final, onde o estado deverá acompanhar de perto o seu deslinde, evitando consequências negativas e irreversíveis aos cofres públicos sul-mato-grossense.

Estudo: Observatório Econômico – SINDIFISCAL/MS
Equipe de pesquisa do Observatório Econômico:
Marcos Miranda
Rodrigo da Rocha.

Clauber Aguiar - Diretor 



A tabela abaixo exibe as alíquotas interestaduais: