ICMS - Setor Secundário


OBSERVATÓRIO: Apesar de janeiro de 2015 ter obtido um crescimento considerável em relação a janeiro de 2014, o restante do período observou resultados negativos ou valores próximos à zero. Esses valores podem ser reflexo de uma redução nas exportações do estado (variação em relação à 2014 de -13,24 no período).



O centro-oeste acompanha o Mato Grosso do Sul, tendo seu maior crescimento no mês de janeiro, porém, ainda abaixo da inflação (IPCA 2014). Esse crescimento em janeiro ocorreu em todos os estados da região, entretanto, o MS obteve o maior incremento (11,75%). Importante ressaltar também o estado de Mato Grosso, que apresentou os maiores incrementos de 28,08%.

Obs: Não há dados para o estado de Goiás (Junho e Julho)

O Brasil apresentou resultados negativos para todos os períodos, o que confirma a crise do setor industrial. Esse fato pode estar associado ao aumento do desemprego (taxa de desemprego: 8,3% no 2° semestre de 2015, face a 6,8% em 2014). Outro fato de grande impacto são as exportações brasileiras que apresentaram uma queda em relação ao mesmo período do ano passado (com variações de -15,49%  no acumulado de janeiro a junho). 


Obs: Não há dados para o estado de Goiás (Junho e Julho)



Estudo: Observatório Econômico – SINDIFISCAL/MS
Fonte dos Dados: Secretaria de Fazenda, Finanças ou Tributação.

Equipe de pesquisa do Observatório Econômico:
Marcos Miranda
Rodrigo da Rocha
Clauber Aguiar - Diretor