ICMS Setor Terciário - Comércio Atacadista

OBSERVATÓRIO: O setor atacadista no estado de Mato Grosso do Sul, em junho representou 17,90% do ICMS total, obteve o maior incremento em relação a 2014 no mês de janeiro, e bom crescimento também no mês de abril, com R$ 119.434,00 (em mil) de arrecadação. No restante do período verificado o crescimento esteve abaixo da inflação, ou com valores negativos (fevereiro e março).
Na região centro-oeste o estado de Mato Grosso obteve os melhores resultados, tanto que em abril (juntamente com MS) foram responsáveis pelo maior crescimento da região no período analisado (10,15%).
O Brasil ficou com resultados negativos em todos os meses, demonstrando a queda que o setor atacadista teve em 2015 em relação ao ano passado. Observa-se também que para alguns meses na região centro-oeste está ocorrendo um crescimento maior que o nacional. Para entender essa queda no setor podemos analisar a variação real de faturamento (incremento do somatório de janeiro a junho de 2015 em relação ao mesmo período de 2014) de  -9,58%, enquanto, a variação nominal foi de -2,26% (dados da ABAD). 



* Não há dados para o estado de GO em junho. 

Estudo: Observatório Econômico – SINDIFISCAL/MS
Fonte dos Dados: Secretaria de Fazenda, Finanças ou Tributação.

Equipe de pesquisa do Observatório Econômico:
Marcos Miranda
Rodrigo da Rocha.
Clauber Aguiar - Diretor