Momento de Ruptura


OBSERVATÓRIO: Trago uma reflexão tendo como pano de fundo subliminar a análise de um estudo de caso que promovi sobre a IBM.
Neste momento, os rumos da economia, da política e até mesmo o futuro da SEFAZ e do grupo TAF permeiam a inquietação de nosso inconsciente coletivo, sinalizando que a ruptura é iminente e inevitável, mais que isso, a forma que a conduziremos será determinante para nossa próxima década de vida.


IBM - International Business Machines

Ruptura: Momento e os motivos que levaram a IBM a tomar essa decisão estratégica

A perda de competitividade em sua área de atuação, geneticamente uma ``tecnology company``, porém imbatível em habilidades tecnológicas e seu ``research staff``. O CEO da IBM - Samuel J. Palmisano visualiza uma nova área de atuação partindo de uma conversa com o CEO da P&G - A. G. Lafley sobre soluções para a numerosa folha de pagamento. Nasce ali o novo foco da IBM, reconstruir as operações dos clientes - Business Process Outsourcing, abrindo uma nova frente para os negócios da empresa, longe da acirrada competição da área tecnológica. International Business Machines vai se tornar a International Business Models.
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Ruptura:  Novo posicionamento da empresa
Tendo como proposta de valor ‘’Um Planeta Mais Inteligente ‘’ – SMART WORLD , vai ampliar seu leque de produtos e serviços oferecidos a seus clientes, não mais limitado a ``tecnology company``, oferecendo dentre outros:

  •     Business Demand – Serviços por necessidades de negócios;
  •     Estudos Executivos;
  •     Serviços de outsourcing;
  •     Global Process Service;
  •     Treinamentos


Consultoria de negócios:

  • Financial Management
  • Human Capital
  • Customer Relationship Management
  • Strategy & Change
  • Supply Chain Management
  • Application Services
Serviços de TI:

  • Arquitetura e estratégia de TI
  • Armazenamento de Dados
  • Comunicações integradas
  • Continuidade de negócios e resiliência
  • Internet Security Systems
  • Manutenção e suporte técnico
  • Segurança e privacidade
  • Serviços a usuário final
  • Serviços de infra-estrutura
  • Serviços de middleware
  • Serviços para servidores
  • Terceirização de infra-estrutura e hosting



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Ruptura: Nova proposição de Valor

A proposição de valor das empresas são baseadas em questões motivacionais, que têm 3 dimensões diferentes (modelo Europeu), como pode ser observado na pirâmide abaixo. Estes 3 níveis de motivação atuam em 3 aspectos diferentes para o cliente.
Para se ter respostas nestes 3 níveis, deve-se responder a 3 perguntas.

1 – Funcional: DO – como eu posso ter...?
2 – Emocional: FEEL – Como eu posso sentir...?
3 – Social: SHOW – Como eu posso mostrar...?



No passado sua proposição de Valor era diferente do que é proposto hoje. No início de suas atividades sua proposição de valor, era basicamente a venda de computadores para empresas. Este negócio depois foi vendido a Lenovo e foi rapidamente tomado pela Dell, que hoje tem esta proposição de valor para a sociedade.

Depois desta fase passou a criar novas soluções de softwares e hardwares as empresas. Investiu no mercado de mainframes e se tornou líder de mercado. Com o passar dos anos, este mercado foi tendo crescimento não muito satisfatório e entrou na casa de apenas um digito, sendo estimado em torno de 6%. A IBM, não estava acostumada com este baixo nível de crescimento e seu CEO, em conversa com o CEO da P&G teve uma ideia que revolucionou mais uma vez a atuação da IBM no mercado.

Depois de muito pensar sobre isso o CEO da IBM queria atuar junto com as empresas e não simplesmente para as empresas e assim criar uma nova proposição de valor aos seus clientes.

Este movimento foi criticado por muitos e o trabalho que deveria ser feito na empresa era enorme para transformar não somente o negócio da empresa, mas também seus colaboradores e o conhecimento de novos negócios nunca antes pensados.
A IBM então começou a atuar junto com as empresas criando soluções inovadores de tratamento de dados e cálculos matemáticos para a tomada de decisão. A IBM já tinha dentro de casa inúmeros PHD’s que foram aproveitados em diversas áreas, atuando como matemáticos, porém com a cabeça do cliente e assim criando soluções inteligentes de tratamento de dados para se transformar em tomada de decisão que geram lucros.
Sua nova proposição de valor responde primeiramente a visão do cliente e depois é incorporada na filosofia da empresa. Segue nova proposição de valor.

1 – Funcional: DO – Como eu posso ter...?
Como eu posso ter novas soluções para minha empresa, atuando ou não em meu core business?
Como eu posso ter novos relatórios para tomada de decisão?
Como eu posso ter resultados diferentes, com mais precisão e rapidez, gerando maiores lucros e menores tempos de resposta?

2 – Emocional: FEEL – Como eu posso Sentir?
Como eu posso sentir que a IBM está me trazendo uma inovação?
Como eu posso sentir as diferenças em meus relatórios?
Como eu posso sentir que isso irá trazer benefícios?

3 – Social: SHOW – Como eu posso mostrar?
Como eu posso mostrar que essa parceria...?
Como eu posso mostrar uma melhora em meus processos internos?
Como eu posso aproveitar a tecnologia que está sendo proposta pela IBM ao meu trabalho?

A nova proposição de valor da IBM responde a todas estas questões primeiramente, para depois atuar nas empresas da forma como é hoje.
A IBM renovou totalmente seu negócio passando a atuar nestes aspectos e trabalhar junto com os clientes, entendendo melhor suas dificuldades e utilizando toda sua expertise em sistemas e cálculos matemáticos para melhorar os processos das empresas. Então essa é a nova proposição de valor da IBM. Fazer outsorcing dos processos, atuando dentro dos departamentos das empresas.
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Ruptura:  A cadeia de valor antes da decisão, e como é vista agora
A Cadeia de Valor da IBM antes de todas as mudanças era mais baseada em produtos. A IBM tinha produtos para soluções dos clientes, por exemplo, um computador ou um servidor que ajudava a atividade meio. Era baseado em algo físico e isso foi ficando sem muita força, pois muitos players entraram no mercado para fazer frente ao negócio de venda de Hardware.
Podemos dizer que a IBM usava um Modelo de Supply Chain comum. É o modelo mais utilizado pelas empresas, porém já está um pouco ultrapassado. Este modelo é desta forma:

Operações -> Produtos -> Vendas e promoção -> Lucro através de volume de vendas

Com as mudanças que ocorreram no mercado, a IBM conseguiu enxergar que seu negócio poderia tomar outro rumo. Isso foi descoberto ao prestar serviço para a empresa Marathon Oil Corporation, que na necessidade de focar no seu core Business, terceirizou algumas áreas da empresa com as soluções da IBM e ajudou assim a IBM a criar o negócio como é hoje.
Esta nova abordagem é mais aplicada a um novo modelo de cadeia de valor que é a chamada Cadeia de Demanda (Demand Chain). O ciclo dela é um pouco diferente e é feita do mercado para dentro e não de dentro para fora como o modelo clássico de Supply Chain.
Este Modelo é da seguinte forma:

Mercado -> Necessidade dos clientes -> Marketing Integrado -> Lucro através de satisfação

Este novo modelo ajudou a IBM a focar em uma estratégia diferente, na qual ela usa toda sua expertise em fazer softwares, calcular matematicamente os processos e oferece solução personalizada para a empresa, atuando então na necessidade do mercado e não na venda de solução pronta como um computador.

A criação de valor hoje está baseada nos benefícios ao cliente naquela área específica e não somente em entrega de tecnologia. A entrega de valor agora é junto à empresa cliente, pois a IBM atua dentro da operação, participando ativamente do processo de solução junto com a empresa. Atua mais como rede colaborativa, se tornando praticamente sócia da outra empresa naquela solução encontrada.
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Ruptura: Mudança de Core business
Houve uma mudança total no core business da empresa. O novo foco de negócio da IBM não mais seria fabricação e venda de computadores e seria exclusivo em Serviços, no entanto deixaria de basicamente vender e prestar serviços de tecnologia (negócio que a IBM já desenvolvia mas ainda era muito pequeno) mas utilizar seus recursos internos  para ajudar as companhias dos mais diferentes ramos de atividade a obterem melhores resultados em seus departamentos internos.
A IBM estaria utilizando-se do know-how de seus engenheiros e pesquisadores de softwares e sistemas, empregando-os diretamente na resolução e otimização dos processos internos das empresas, principalmente departamentos da área administrativa. O compromisso:  obter ganhos de um dígito na receita e ganhos de dois dígitos no lucro, ou seja, o intuito é otimizar ao máximo as operações internas da companhia.
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Ruptura: Mudança de missão
Houve uma drástica mudança de missão passando do propósito de desenvolvimento e manufatura de sistemas relacionados a TI para o propósito de estreitamento máximo com o cliente, trabalhado junto para obtenção de melhores resultados internos de operações departamentais, visando acima de tudo o sucesso do cliente.
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Ruptura: Estratégia de crescimento utilizada
A Estratégia de crescimento adotada consistiu em migrar / libertar a IBM do confinamento da indústria de computadores, com baixas taxas de crescimento, deixando de meramente vender e prestar serviços de tecnologia para migrar para o setor de “Business Consulting”. Esta estratégia  coloca a disposição de seus clientes seu imenso conjunto de recursos disponíveis internamente, incluindo aí seus programadores, engenheiros e pesquisadores com o objetivo de refazer, repensar e mesmo operar o business de seus clientes.
Desta forma a estratégia da IBM passa a ser atuar acima da “commodity wave”, surfando no paraíso competitivo.
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Ruptura: Nível de marketing em que ela atua
A IBM atua com um Marketing voltado a inovação, associando novas necessidades de novos segmentos a novas soluções, que misturam recursos comuns misturados com inovadoras tecnologias, resultando em novo produto perfeitamente adaptado a cada necessidade de mercado.
Foco inicial em seus clientes atuais, convencendo-os a entregar suas operações a IBM , através da visualização de resultados inquestionáveis de ganhos financeiros e melhoria de níveis de serviço. Atua também convencendo o mercado por meio do anúncio de acordo com grande agencias empresas e agências governamentais, como DUN & BRADSTREET CORP.
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Ruptura: Estratégia de competição que se evidencia
A Estratégia de competição que se evidencia é justamente a estratégia para aumentar participação de mercado, a inovação contínua. Na verdade a IBM combina sua tecnologia e “managemente smarts” para ajudar clientes a mudarem o modo como eles fazem negócios (em outras palavras INOVAR).
Isto se dá por meio de Parcerias entre departamentos de desenvolvimento da IBM e seus clientes (ex: Boeing e IBM, no qual juntos desenvolveram solução para conectar todos os ramos dos serviços militares e de inteligência, que permite a troca de informações e tomada de decisão de batalha enquanto em vôo).
Automação de processos, como feito para trabalhadores em locais remotos, como plataformas marítimas, que conseguem efetuar compras de materiais e peças digitalmente, de forma que não exista a necessidade de papel.
E por fim aplicando tecnologia para melhorar processos, como a reconstrução do “Eletronic Trading System” na New York Stock Exchange, que possibilitou a competição em pé de igualdade entre todos os digital up and comers.
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Ruptura: Aprendizado obtido para os nossos negócios
Este case da IBM é uma mostra de iniciativa extremamente corajosa de total mudança de core business. Mudança esta, que teve a concordância dos acionistas, o que demonstra que o cenário da época e de futuro da IBM não era promissor,  visto os resultados financeiros (margens) que estavam sendo obtidos e o ambiente agressivo de mercado em que a empresa se encontrava  (vários grandes concorrentes: Dell, Lenovo, HP, etc). Portanto, a sobrevivência da empresa estava em risco num futuro, talvez não tão distante e alguma iniciativa inovadora seria bem quista, como foi.
O exemplo da IBM pode ser empregado em nossos negócios, quando tivermos a percepção e análise de que os resultados futuros da nossa empresa não sejam promissores, talvez pela comoditização do produto/serviço oferecido e também pela presença de concorrentes de baixo custo fixo das operações. Como a IBM, é preciso identificar qual a nossa principal “expertize”  e buscar utilizar-se da mesma, na implementação de um novo negócio.
Por isso, devemos estar sempre aberto para novas oportunidades que o mercado nos abre, sendo moldável a dinâmica do mercado.
Ao passo que o mercado nos empurra e tenta nos manter posicionado na matriz estratégica como FOCO/NICHO ou BAIXO CUSTO PADRONIZAÇÃO, ou mesmo INFERNO COMPETITIVO, devemos sempre buscar formas alternativas de migrar e nos manter no PARAÍSO COMPETITIVO, ainda que tenhamos que nos reinventar constantemente, INOVAR sempre.

Estudo: Observatório Econômico – SINDIFISCAL/MS
Fonte dos Dados: IBM/Relação com investidores e Outros.

Equipe de pesquisa do Observatório Econômico:
Marcos Miranda
Rodrigo da Rocha.
Clauber Aguiar - Diretor