Projeções de arrecadação de ICMS dos Estados Brasileiros a partir de modelos multivariados





A elaboração de estudos de previsão de arrecadação por parte dos Estados tem sido objeto de intenso estudo no setor público. Neste sentido, a aplicação da econometria, como ferramenta gerencial, tem contribuído para um planejamento fiscal mais adequado à realização da receita tributária por parte dos governos subnacionais.


Este trabalho buscou aprofundar a análise dos modelos multivariados, a partir do Vetor Autorregressivo – VAR linear e do não linear (LSTVAR) nos estudos sobre o comportamento arrecadatório do ICMS. É sabido que estes modelos permitem estabelecer relações entre as variáveis macroeconômicas adotadas e têm apresentado resultados satisfatórios como ferramenta de previsão.
Assim sendo, a partir da aplicação dos modelos desenvolvidos, a receita de ICMS de todos os Estados para o ano de 2013 será projetada novamente, com a finalidade de confrontar-se o resultado alcançado com aquele efetivamente realizado no período. Diante disso, será discutida a capacidade preditiva dos modelos de forma separada, de modo a se analisar o desempenho comparado e testar a aderência de cada classe nos respectivos entes federados.

O artigo está estruturado da seguinte forma: a Seção 2 faz uma revisão bibliográfica para fundamentar a escolha do modelo teórico abordado; a Seção 3 estabelece a metodologia utilizada; a Seção 4 apresenta e discute os resultados empíricos e a Seção 5 repercute as conclusões observadas neste estudo a partir dos dados coletados e das estimações realizadas.

Acesse o artigo completo aqui.


Equipe de Pesquisa do Observatório Econômico:
Marcos Miranda
Rodrigo da Rocha.

Clauber Aguiar - Diretor