Quem Somos

O Observatório Econômico é uma estrutura pertencente ao SINDIFISCAL/MS, tendo como objetivo principal monitorar a economia do Estado de Mato Grosso do Sul, bem como suas relações de interdependência com o cenário nacional e mundial. Idealizado por seu atual diretor – Clauber Aguiar, teve sua proposta aprovada pela atual Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo, em fevereiro de 2015.

Para isso, produz pesquisas e elabora estudos técnicos com o objetivo de suprir a Diretoria Executiva com informações e propostas que possibilitem sua atuação no cenário governamental. E assim, cumprir sua responsabilidade social enquanto entidade representativa de servidores diretamente afetos a economia estadual, pensando soluções para o seu desenvolvimento.

Possui ainda o Blog - FATO GERADOR, canal de comunicação com a categoria e a sociedade. Através do qual disponibiliza diversos conteúdos produzidos de forma contínua, fomentando a pesquisa e o debate em torno dos principais temas de interesse local.

Equipe de Pesquisa:

Patricia Moniquelly Santos Ayala, Economista - formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS e graduanda de Administração de Empresas. Atua na produção de estudos e análises econômicas e  tributárias, estatística e econométricas.  

Isadora Souza, acadêmica do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / UFMS (2019-2022), estagiária do SINDIFISCAL/MS. Atua na produção de estudos e análises econômicas e tributárias, estatísticas e econométricas.

Samuel Bitencourtacadêmico do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / UFMS (2019-2022), estagiário do SINDIFISCAL/MS. Atua na produção de estudos e análises econômicas e tributárias, estatísticas e econométricas. 

Clauber Araujo de Aguiar, Diretor do Observatório Econômico - SINDIFISCAL, Fiscal Tributário Estadual – SEFAZ / MS, Coordenador de Pesquisas e Planos – SEGOV / MS, Econometrista -  Fórum Fiscal dos Estados Brasileiros / ESAF / MF / Brasília-DF, MBA pela Ohio University – EUA (Mestrado americano, com ênfase em Pesquisa Operacional – Administração de Empresas).

Aluízio Pires Ribeiro Filho, Consultor Sênior do Observatório Econômico- SINDIFISCAL, Bacharel em Ciências Militares/ MBA em Gestão de Projetos-FGV.